:: Página Principal :: A Empresa :: Projetos criativos, ecológicos e soluções econômicas .... :: Lançamentos :: Obras em exucação e executadas. :: Assuntos interessantes. :: Entre em contato conosco.


Estruturex Tecnologia e Produto – ETP

Função do Engenheiro Civil – FEC

Uso Racional da Água – URA

Conforto com Economia de Energia – CEE

Os Materiais Menos Impactantes - MMI

Sistema de Fixar Batentes - SFB - arquivo em Adobe Acrobat

 

 

Estruturex Tecnologia e Produto – ETP :: Menu

A Estruturex foi criada a partir da experiência dos fundadores da Estrutural (projeto e consultoria de estruturas - 1982) com o objetivo de se especializar na execução de estruturas. Desde de sua fundação em 1993 passou a desenvolver e adaptar ferramentas e procedimentos para a execução de estruturas e alvenaria. Neste inicio de 2006 desenvolvemos o projeto de forma pronta para o edifico Gama após a montagem de um protótipo e o treinamento de dois carpinteiros. O resultado você pode ver no link obras deste site. Uma das ferramentas utilizadas foi a bancada metálica com motor jacaré da serra desenvolvida pela Extruturex para dar precisão no corte das peças de madeira. A outra ferramenta é o nível alemão que vai dar mais precisão no nivelamento da forma. A régua vibratória é a terceira ferramenta que vai garantir bom adensamento do concreto assim como mais planicidade na laje.

Função do Engenheiro Civil – FEC :: Menu

O Engenheiro Civil de acordo com a formação que recebe nos cursos de engenharia nem sempre incorpora dois papeis que são fundamentais na sua atuação profissional: medir e verificar. Depois de tanto quebrar a cabeça aprendendo coisas complexas, teorias, softwares e ensaios em laboratório, como tudo isso poderia se resumir a esses dois verbos? Afinal, para que serve mesmo o engenheiro civil? Para planejar, projetar, orçar e executar obras civis. Imagine agora uma obra desde a sua fase de planejamento que começa com a compra do terreno, que deve ser por sinal orientada por um engenheiro ou arquiteto, passando pelo planejamento técnico e financeiro, projetos e execução. Se você já tem uma certa experiência, feche os olhos e imagine o que tem acontecido nesse processo onde não se tem em cada fase um engenheiro medindo e verificando o que está para acontecer e o que aconteceu em determinada fase da obra? Muita coisa como você sabe já aconteceu e continua acontecendo: obras que custam o dobro do que foi orçado, que caem durante ou após a execução, que apresenta patologias a partir do dia da inauguração, etc. Portanto é fundamental que o engenheiro e arquiteto usem os instrumentos para medir e verificar o que foi executado (as built), incluindo a estatística o que é pratica ainda incomum na engenharia civil. Ex.: na obra do Gama após a concretagem dos pilares medimos as dimensão desse pilares e compararmos com as de projeto: erro pra menos nenhum; erro pra mais: max. de 3,75% em 20% dos pilares, sendo o erro médio 1,5%. Portanto cabe ao engenheiro controlar o erro.

Uso Racional da Água – URA :: Menu


Ao comemorar 10 anos de existência, a Estruturex, vocacionada nas questões ecológicas e ambientais, lança o sistema de captação e armazenamento de águas de chuva em edifícios residências para uso em vasos sanitários e área comum do condomínio. O Condomínio Residencial DeAngelo é o primeiro edificio a instalar o sistema em Londrina.
Afinal quem falou que para lavar piso e dar descarga em vaso sanitário ou lavar o carro é preciso usar água tratada de forma semelhante a água usada para beber?
Neste edifício foi concebido pela Estruturex e projetado pela Hidraluz um sistema que capta a água do telhado, filtra e armazena em reservatórios elevados para uso na área comum do condomínio.
Tudo isso é o resultado de pesquisas desenvolvidas pelos engenheiros da Estruturex que também atuam como pesquisadores em Universidade da região. Uma das pesquisas desenvolvidas durante os últimos cinco anos trata das questões de erosão urbana e enchentes, onde a água de chuva tem se tornado um grande transtorno nas nossas cidades.
Ainda falando sobre erosão que é provocada pelo excesso de água que se acumula devido impermeabilidade do solo urbano, a Hidraluz desenvolve um sistema de absorção de água nas galerias internas de captação de água pluvial.
Este sistema, ao mesmo tempo em que capta o excesso da água de chuva que já encheu os reservatórios descritos acima e mais a chuva sobre a parte externa do edifício, permite que boa parte da água seja absorvida pelo solo recompondo o lençol freático que é fundamental para a manutenção do eco-sistema.
Portanto, estamos falando de água que é o sangue da terra. Sem água a Terra não funciona e nós não sobrevivemos aqui. O nosso papel na engenharia é encontrar meios de recompor o fluxo natural da água diante das intervenções que o homem produz na natureza.
A Estruturex tem feito a sua parte, venha conferir conosco.

 

Conforto com Economia de Energia – CEE :: Menu


Como sabemos a nossa sobrevivência no planeta depende do uso racional da energia, pois precisamos da energia para sobreviver ao frio, ao calor, ao transporte, etc.
Precisamos rever a forma de pensar as edificações tendo em vista o conforto e ao mesmo tempo o consumo de energia (projeto de conforto (iluminação e ventilação naturais e zoneamento da planta para controle de ruído) implementado pela Estruturex em 1993 no condomínio residencial Torre do Lago - Londrina.
No Brasil uma das maiores riquezas é a energia solar, ainda sub utilizada.
Nossas edificações devem ter como norma o uso de aquecimento solar da água, placas fotovoltaicas, estufas e outros equipamentos que utilizam a energia do sol que é energia limpa, renovável e, portanto não poluente.
Por outro lado, o projeto de uma edificação precisa apropriar-se das questões climáticas, observando a orientação do sol durante as estações do ano, os ventos predominantes de cada região, o nível de ruído externo e interno.
Paredes externas e telhados com isolamento térmico e acústico são fundamentais para o conforto e a economia de energia e, portanto, a nossa sobrevivência no planeta.
A Estruturex tem feito a sua parte, venha conferir conosco.

Os Materiais Menos Impactantes - MMI :: :: Menu


No processo construtivo buscamos racionalizar o uso de formas quando se trata do concreto e orientar o processo construtivo com ferramentas e procedimentos que minimizem o uso dos materiais e a geração de resíduos. A produção das estruturas de madeira de reflorestamento na fabrica da San Marino ( Fabricando as Estruturas de Madeira de Eucaliptos projetada pela Estruturex para Cotia-SP em 2002 ), por exemplo, racionaliza as perdas de madeira diminuindo o corte de árvores, por conseqüência o consumo de energia, causando portanto, menos impacto ambiental.
No uso da edificação a escolha de caixa acoplada ao invés de válvulas de descarga nos vasos sanitários, permite o uso de hidrômetros individuais nos aptos de edifícios (Lançado pela Estruturex em 1993 no Cond. Res. Alfa - Londrina) o que gera economia de água, e contribui para a preservação do Meio Ambiente.
O projeto ideal de uma edificação de até três pavimentos deve usar concreto armado nas fundações e nas áreas sujeitas e umidade, e estrutura de madeira nos andares superiores com componentes metálicos importantes e necessários nas ligações. As vedações devem usar elementos cerâmicos ou blocos de concreto nas paredes externas e drywall nas paredes internas que podem ser de madeira com isolamento acústico (com materiais alternativos como palha de arroz, e outros resíduos gerados na própria construção: pó de serra misturado com entulhos moídos e tratados).
A Estruturex tem feito a sua parte, venha conferir conosco.

 

 

 
Entre em contato conosco